quarta-feira, 12 de maio de 2010

Leituras com Profa. Elizia

Olá a todos,

Por meio desta mensagem quero divulgar as minhas atividades enquanto bolsista do programa REUNI. A descrição e cronograma das atividades seguem abaixo. Elas são direcionadas aos alunos de licenciatura em Filosofia, mas são abertas aos de outras licenciaturas também, desde que interessados. Por isto peço que divulguem esta mensagem entre seus colegas e alunos. Qualquer dúvida entrar em contato via e-mail.


Elizia Cristina Ferreira — Bolsita REUNI

eliziacristina@hotmail.com

www.reflexoespontyanas.blogspot.com

Área de atuação: ontologia e fenomenologia; Descartes, Kant, Husserl, Merleau-Ponty, entre outros.



ATENDIMENTO

Descrição da atividade: atendimento destinado ao curso “Ontologia II” ofertado pela professora Cláudia Drucker, mas todos os interessados poderão comparecer.

Dinâmica: leitura e discussão de textos paralelos aos trabalhados na disciplina, discussão dos temas pertinentes as avaliações e acerca de outros temas que interessem aos alunos e que fazem parte da área de atuação da bolsista (de preferência previamente agendados)

Próximo texto a ser lido: NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos (ou como filosofar com o martelo). Seções: A “razão” na Filosofia; Como o “mundo verdadeiro” acabou por se tornar fábula, Moral como contranatureza, Os quatro grandes erros. CASA NOVA, Marco Antônio (trad.). Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000, pp. 25-50.

Cronograma das atividades: os atendimentos serão realizados quinzenalmente, às quartas-feiras das 11h às 12h30min, na sala de Tutores do EAD (Ensino à Distância) da filosofia. Próximos encontros:

19 de maio

02, 16 e 30 de junho

14 e 28 de julho



GRUPO DE ESTUDOS: “A fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty

Descrição da atividade: leitura de discussão da referida obra. O grupo conta com a participação de pós-graduandos e é aberto aos graduandos que podem participar seja apenas como assistente, seja como proponente de leitura. Independente do conhecimento prévio da filosofia fenomenológica de um modo geral, todo interessado é convidado a comparecer aos encontros para tirar suas dúvidas ou aprofundar-se nesta temática.

Dinâmica: a cada encontro, um participante fica responsável por conduzir a discussão de um trecho previamente determinado. Depois de encerrado o encontro, a bolsista está disponível para atendimento aos alunos que não tem disponibilidade de comparecer pela manhã (por obséquio, avisar antecipadamente por e-mail ou me procurar no café do CED).

Cronograma das próximas: os encontros ocorrem quinzenalmente, às segundas-feiras das 14h30min às 16h, na sala do NIM.

17 e 31 de maio

14 e 28 de junho

12 e 26 de julho


Cordialmente,

Elizia Ferreira
www.reflexoespontyanas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário