segunda-feira, 17 de maio de 2010

Orientações

Caras/os “orientanda/os”

Estou escrevendo essa carta com o intuito de unificar as orientações. Em primeiro lugar, tento apresentar aqui algumas sugestões que me parecem pertinentes na formação de pesquisadores na área da educação.

A primeira habilidade que vocês deverão dominar como pesquisadores é a leitura.
1. Recomendo que vocês durante o período de orientação leiam:
( ) um livro
( ) um artigo
( ) um comentário
Autoria de ______________________________________.

2. Selecione um periódico e examine conforme roteiro em anexo.

3. Selecione um artigo e examine conforme roteiro em anexo.


Essas atividades, além de colocá-los a par da produção de conhecimento na área da Educação também, visa orientá-los em como submeter trabalhos para publicação. Para isso uma segunda habilidade me parece ser indispensável, isto é, saber escrever. O produto final de um trabalho acadêmico resulta da escrita de um relatório de pesquisa seja essa de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso; Dissertação, Tese, dentre outros. Desse modo, ler e escrever são as habilidades mais importantes para que vocês possam alcançar o objetivo final. Acrescento que ler e escrever bem a língua materna são fundamentais não só para a formação de vocês enquanto pesquisadores, mas principalmente, na formação de vocês enquanto professores. Para conhecer mais sobre esse assunto leiam o livro de Gustavo Bernardo intitulado Educação pelo Argumento.

No sentido de ampliar a possibilidade de comunicação reforço o empenho de vocês na aquisição de uma língua estrangeira. Nos dias atuais o domínio de uma outra língua pode ser até uma questão de sobrevivência.

Outro aspecto relevante na formação de pesquisadores está na divulgação do trabalho produzido. Apresentar o trabalho em grupos de pesquisa, reuniões científicas requer a habilidade de comunicar uma idéia, acolher críticas e aprender a fazer uma crítica de maneira construtiva, e respeitar o trabalho e as idéias dos outros.

Bem, para finalizar gostaria de comentar sobre o trabalho disciplinado, considerando que vocês tem um tempo determinado para realizar a pesquisa de vocês é recomendável que vocês organizem tempo e espaço para que isso se dê com o menor desgaste possível, considere o tempo de todas as circunstâncias e das pessoas envolvidas no processo, você, os sujeitos da pesquisa e da orientadora. Tenho trabalhado com versões dos trabalhos. Neste sentido, considere o tempo de trás para frente, e organize-se. Entregue o trabalho a ser lido com duas ou três semanas de antecedência.

Atente-se para o cinco Cs - correção, concisão, clareza, coerência e completude. Aplique-os às diversas partes que contém a pesquisa: título, tema, problema, revisão de literatura, referencial teórico-metodológico, método, coleta, apresentação, descrição e discussão dos dados e bibliografia. As versões dos trabalhos deverão ser entregues impressas. As versões finais do trabalho devem incluir revisão do português com profissional da área. As orientações serão coletivas e individuais, marcadas e confirmadas por e-mail.

Uma leitura que recomendo a todos vocês é o livro de Zaia Brandão – Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduação.

Lembrando do conselho da sábia Hannah Arendt, de cultivarmos um coração compreensivo, desejo a todos nós um bom trabalho.
Afetuosamente,
Ida Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário